O impressionante Roadster que a Tesla está a prometer para 2020 vem com a indicação de que conseguirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,9 segundos; mas… será isso possível para um carro de produção?
A pergunta torna-se pertinente quando, segundo vários cálculos sobre a eventual aceleração máxima possível num automóvel, esse valor teórico seria de 2,05 segundos. Daí que o valor de 1,9 segundos pareça ser demasiado optimista… mas que ainda assim poderá ser possível, como nos explica o canal Engineering Explained.
O valor de 2,05 segundos tinha sido obtido usando por base a velocidade de travagem com ABS mais rápida, que assim nos dá um valor de referência da capacidade máxima de tracção dos pneus – se um pneu não consegue “segurar” um carro também não teria mais capacidade que isso para o acelerar. Mas, mesmo com esse valor, há várias optimizações que a Tesla pode usar e permitiriam poupar algumas décimas de segundo, o que lhes permitiria manter a sua promessa.
Podem ver as questões (técnicas) no vídeo que se segue… mas respostas concretas só teremos lá para 2020… se Elon Musk não se atrasar na produção deste Roadster.