Como o Tesla Roadster conseguirá fazer 0-100 km/h em 1,9 segundos

O impressionante Roadster que a Tesla está a prometer para 2020 vem com a indicação de que conseguirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,9 segundos; mas… será isso possível para um carro de produção?

A pergunta torna-se pertinente quando, segundo vários cálculos sobre a eventual aceleração máxima possível num automóvel, esse valor teórico seria de 2,05 segundos. Daí que o valor de 1,9 segundos pareça ser demasiado optimista… mas que ainda assim poderá ser possível, como nos explica o canal Engineering Explained.

O valor de 2,05 segundos tinha sido obtido usando por base a velocidade de travagem com ABS mais rápida, que assim nos dá um valor de referência da capacidade máxima de tracção dos pneus – se um pneu não consegue “segurar” um carro também não teria mais capacidade que isso para o acelerar. Mas, mesmo com esse valor, há várias optimizações que a Tesla pode usar e permitiriam poupar algumas décimas de segundo, o que lhes permitiria manter a sua promessa.

Podem ver as questões (técnicas) no vídeo que se segue… mas respostas concretas só teremos lá para 2020… se Elon Musk não se atrasar na produção deste Roadster.

 

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *