Nissan apresentou o novo automóvel eléctrico de competição LEAF NISMO RC

A Nissan revelou, na passada sexta-feira, em Tóquio, o seu novo automóvel de competição eléctrico, o LEAF NISMO RC, com uma potência máxima e um binário duas vezes superiores aos do seu antecessor.

Este novo modelo, desenvolvido pela NISMO, a divisão de competição da Nissan, estreou-se ontem, 2 de Dezembro, no Festival NISMO, que decorreu no circuito Fuji International Speedway e onde também esteve o novo automóvel de competição eléctrico de Fórmula E da Nissan.

Com dois motores eléctricos, tracção integral e o estilo redesenhado e agressivo da carroçaria, o novo LEAF NISMO RC demonstra como a tecnologia dos veículos eléctricos da Nissan pode proporcionar uma potência emocionante, mas silenciosa e de emissões zero, uma componente essencial da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan. O novo modelo recorre à tecnologia de bateria e componentes de transmissão da última geração do Nissan LEAF.

A Nissan planeia construir seis unidades do novo LEAF NISMO RC para exibir em todo o mundo e assim permitir que os seus fãs experienciem a potência e a audácia em primeira mão.

O novo Nissan LEAF NISMO RC é alimentado por dois motores eléctricos, que produzem 120kW cada, para um total 240 quilowatts (327cv) e um binário instantâneo nas rodas de uns impressionantes 640Nm. Fornecem assim uma potência máxima e um binário duas vezes superiores ao LEAF NISMO RC anterior, que foi introduzido em 2011. A tecnologia da transmissão do novo Nissan LEAF inclui a bateria de iões de lítio de alta capacidade e inversores do automóvel do dia-a-dia.

Um novo sistema de tracção integral fornece ao LEAF NISMO RC uma destreza excepcional em pista. A potência é gerida de forma independente em cada eixo, proporcionando binários instantaneamente aos pneus com uma maior aderência para permitir uma excelente eficiência em curva. Semelhante ao modelo anterior, o equilíbrio de peso do chassis foi optimizado pela localização central do pacote de bateria, com os motores eléctricos e inversores colocados nos eixos dianteiros e traseiros.

O novo LEAF NISMO RC inclui vários componentes leves e uma estrutura monocoque totalmente em fibra de carbono, dando-lho que lhe confere um peso de apenas 1.220 quilogramas. A relação peso-potência resulta num desempenho impressionante de zero a 100km/h em apenas 3,4 segundos, 50% mais rápido do que o modelo anterior.

Enquanto o exterior do novo Nissan LEAF NISMO RC é baseado no LEAF NISMO RC original, mas possui um exterior mais vincadamente desportivo. O longo capôt e a grelha em V característica da Nissan destacam uma dianteira totalmente redesenhada. O esquema de pintura distinto em preto e cinzento e com os toques vermelhos da NISMO – semelhante ao automóvel Nissan de Fórmula E – faz com que o LEAF NISMO RC pareça estar constantemente em movimento, mesmo se parado na linha de partida…

A carroçaria em três partes do automóvel inclui secções dianteira e traseira amovíveis, janelas fixas, faróis e luzes de travagem LED e guarda-lamas traseiro ajustável para uma força descendente ideal em cada circuito. O modelo é ligeiramente mais longo do que o seu antecessor, com um comprimento total de 4.546 milímetros e uma distância entre eixos de 2.750 milímetros. O Nissan LEAF NISMO RC é amplo e baixo, com o seu formato aerodinâmico ajudado por apenas 1.212 milímetros do tejadilho ao piso, mais de 300 milímetros menos do que o Nissan LEAF de produção.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *