Ford melhora gama Mondeo e apresentou nova versão Hybrid Station Wagon

A Ford desvendou no Salão Automóvel de Bruxelas a renovada e melhorada gama Mondeo, que integra um novo design exterior e interior e estreia uma nova versão Hybrid Station Wagon.

Alguns dos melhoramentos nos grupos propulsores do Mondeo, incluem:

  • Introdução do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, solução ideal para cobrir longas distâncias
  • Introdução da nova transmissão automática Ford de oito velocidades, que adapta os padrões das passagens de caixa ao estilo de condução

O Controlo de Velocidade Adaptativo com função Stop & Go passa a integrar o conjunto de tecnologias de assistência ao condutor do Mondeo, juntamente com o Limitador de Velocidade Inteligente, tornando a condução mais fácil em auto-estrada e no pára-arranca do trânsito.

Construído na fábrica da Ford em Valência (Espanha), o Mondeo já vendeu na Europa mais de 250.000 unidades desde o lançamento da quarta geração em 2015.

Para clientes que necessitam de maior capacidade de carga, a nova Mondeo Hybrid Station Wagon proporciona a autonomia de condução e a liberdade de utilização oferecidas por um motor a combustão tradicional, com a eficiência, economia e requinte de uma motorização eléctrica.

Disponível na versão Station Wagon e no formato de 4 portas com inspiração coupé, o Mondeo Hybrid auto-recarregável tem capacidade para locomoção 100% eléctrica e oferece um arranque silencioso, ideal para uma utilização mais requintada em cidade e em situações de pára-arranque. O grupo propulsor elimina a ansiedade provocada pela autonomia e pela necessidade de os utilizadores terem de recorrer a uma fonte externa para carregar a bateria.

A mais recente geração de software de controlo do propulsor do Mondeo Hybrid proporciona uma resposta suave e linear na aceleração, melhorando a experiência de condução. O novo software do propulsor é também mais eficaz na utilização do binário do motor, com o propósito de obter menores consumos e melhor desempenho, ajustando de um modo ideal as relações de transmissão, de forma a utilizar o máximo de binário ao mais baixo regime possível.

O propulsor híbrido disponibiliza 187 CV e combina um motor de 2,0 litros a gasolina, desenvolvido especificamente e funcionando segundo o ciclo Atkinson, um motor eléctrico, um gerador, uma bateria de iões de lítio de 1,4 kWh, bem como uma transmissão automática com repartição de potência, desenvolvida pela Ford, capaz de simular o desempenho de uma
transmissão de variação contínua.

A tecnologia de travagem regenerativa recolhe até 90 por cento da energia normalmente perdida durante as travagens para recarregar a bateria, contribuindo para os seguintes valores previstos de emissões de CO2 e consumos: desde 96 g/km e 4,2 l/100 km na versão de 4 portas, e desde 101 g/km e 4,4 l/100 km na Station Wagon.

Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores a optimizar os consumos sem sacrificar o conforto:

  • Interface Ford SmartGauge para monitorizar o consumo de combustível e de energia, com funcionalidades como Brake Coach que incentiva a travar gradualmente para devolver mais energia à bateria
  • Direcção assistida eléctrica; accionamento eléctrico do ar condicionado, refrigeração do propulsor e sistemas de vácuo, reduzindo significativamente a sobrecarga do motor
  • Um sistema de regeneração dos gases de escape, especialmente desenvolvido para aquecer mais rapidamente o habitáculo

No novo formato de carroçaria Station Wagon, os clientes do Mondeo Hybrid podem contar com 403 litros de capacidade de carga sob a chapeleira, com os bancos traseiros em posição normal, e até 1508 litros com os bancos rebatidos; por sua vez, o piso totalmente plano facilita as operações de carga e descarga de objectos de grandes dimensões. Sob o piso da bagageira existem mais espaços de arrumação.

A versão topo de gama Mondeo Hybrid Vignale também está disponível nas duas variantes de carroçaria (4 portas e Station Wagon).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *