Viagem eléctrica da Holanda à Austrália chega ao fim após 3 anos

A aventura “Plug Me In”, de fazer a mais longa viagem num automóvel eléctrico (sem gastar dinheiro), chegou ao fim após quase 95 mil quilómetros percorridos.

Wiebe Wakker teve a ideia “louca” de demonstrar as potencialidades e poupança dos carros eléctricos, indo da Holanda até à Austrália sem gastar dinheiro. Foi uma aventura que demorou mais de 3 anos e que o fez percorrer 33 países, contando com a ajuda de apoiantes que lhe iam disponibilizando alojamento, comida e electricidade para recarregar o seu carro (um VW Golf eléctrico modificado).

Aliás, a escolha do veículo acabou por complicar bastante esta viagem, uma vez que – ao contrário de um Tesla que permitiria uma autonomia bem mais confortável – o seu Golf “Blue Bandit” tinha uma autonomia de apenas 200 quilómetros, e mesmo assim ficou demonstrado ser possível chegar ao outro lado do mundo. No final, o objectivo de gastar “0 euros” não foi cumprido, mas o custo total ficou por menos de 300 euros (e quase todo devido ao custo de recarregar o carro no “Outback” Australiano já na secção final da viagem).

Considerando que num automóvel a combustão teria que ter gasto mais de 6.700 litros de combustível (mais de 10 mil euros), acho que se pode dizer que o objectivo de promover os automóveis eléctricos e de que a questão da autonomia não é realmente um “problema”, terá sido plenamente atingido. 🙂

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *