Canoo reinventa plataforma automóvel para a era eléctrica

Muitos fabricantes continuam a olhar para os automóveis eléctricos com o peso dos ensinamentos dos automóveis com motores a combustão, e isso é um erro que a Canoo não quis repetir.

A Canoo repensou os veículos eléctricos a partir do zero, deixando de lado todos os pressupostos e tradições que poderiam vir dos automóveis tradicionais. O resultado é uma plataforma eléctrica inovadora, que dispensa coisas como a coluna de direcção mecânica e a própria suspensão, permitindo criar veículos modulares em função do objectivo pretendido, com o máximo de espaço possível para o habitáculo.

Neste sistema da Canoo, todo o sub-conjunto da suspensão foi também “planificado” para evitar intrusões para cima da plataforma, e a direcção fica também a cargo de um sistema eléctrico by-wire dispensando as ligações mecânicas.

Mas, a sua filosofia de repensar do zero também tem inovações face a outros veículos eléctricos, já que também a bateria foi repensada do zero, dispensando os módulos e colocando as células directamente no “chassis” – evitando aquilo que a marca diz serem “embalagens redundantes e desnecessários (com as células a serem colocadas dentro de módulos, e os módulos combinados para criar o pack de baterias, e esse pack a ser colocado no carro).

Será inevitável que à medida que a indústria adopte os veículos eléctricos, que este tipo de soluções (e opções) se comecem a tornar cada vez mais comuns. Resta-nos apenas esperar que isso também permita fazer com que os veículos eléctricos possam chegar até nós a preços cada vez mais acessíveis.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *