Citroen vai fazer travessia eléctrica do Saara com réplica de Scarabée d’Or

Cem anos após a travessia inaugural do Saara em automóvel, a Citroën embarca num novo desafio, propondo-se a repetir a viagem, mas num modo eléctrico: a Ë.PIC.

Trata-se de um projecto de dimensão humana e tecnológica que visa promover formas de mobilidade inovadoras e sustentáveis, que está planeado para aquando do centenário da primeira travessia, de 19 de Dezembro de 2022 a 7 de Janeiro de 2023.

Um mesmo destino, a mesma audácia e a mesma ambição. O objectivo não é o de uma competição de velocidade, mas sim uma aventura humana, a bordo de três tipos de veículos: do passado, do presente e do futuro. Arrancarão para este desafio:

  • Duas réplicas das semi-lagartas da 1ª travessia: Scarabée d’Or e Croissant d’Argent
  • Dois veículos eléctricos de série para assistência, que serão parte da gama Citroën em 2022
  • E um futuro concept-car 100% eléctrico

O objectivo é uma colagem ao percurso histórico, cobrindo-se um total de 3.170 km ao longo de 21 dias, com as necessárias adaptações decorrentes do contexto geopolítico de algumas das zonas atravessadas: 200 km de Touggourt a Ouargala, 770 km de Ouargala a In-Salah, via Inifel, 800 km de In-Salah a Silet, via Tamanrasset, 500 km de Silet a Tin Zaouaten, 100 km de Tin Zaouaten a Tin Toudaten, 100 km de Tin Toudaten a Kidal, 350 km de Kidal a Bourem, 100 km de Bourem a Bamba e 250 km de Bamba a Tombouctou.

Os visitantes do Salão “Rétromobile”, que decorre em Paris até Domingo, poderão descobrir no stand da Citroën a réplica do Scarabée d’Or, uma das 5 semi-lagartas Citroën que efectuaram a primeira travessia e que estão na origem de todos os raids automóveis da história moderna.

A reprodução do Scarabée d’Or é idêntica ao do modelo original de 1922, estando perfeitamente funcional e pronta a enfrentar as areias do Saara. A segunda réplica, denominada Croissant d’Argent, ficará terminada ao longo deste ano, para que se possa integrar na aventura em 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *