DS 9 é a nova berlina topo de gama da marca premium francesa

Após o DS 7 CROSSBACK e o DS 3 CROSSBACK, a marca premium francesa anunciou o novo modelo DS 9, uma grande e elegante berlina posicionada no lugar de topo da nova gama da marca.

Com 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e jantes de grandes dimensões, com 690 mm de diâmetro, o DS 9 causa uma impressão de maior impacto do que outras berlinas da sua classe. O seu design revela uma silhueta elegante, com um óculo traseiro fortemente inclinado, ao estilo fastback.

Com a sua longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece uma grande generosidade de espaço nos bancos traseiros. Os bancos são aquecidos, refrigerados e com massagem, uma estreia na classe. O apoio de braço central tem um papel importante no conforto geral, apresentando características típicas de segmentos superiores, como o revestimento em couro, os espaços de arrumação com fichas USB integradas, os comandos da função de massagem dos bancos e a iluminação de boas-vindas multicolor. O DS 9 confere um novo significado ao conforto individual, onde cada configuração pode ser ajustada de modo a proporcionar um prazer único e requintado. Esta característica especial permite que cada ocupante assuma o comando do seu próprio conforto.

O DS 9 começará por ser proposto com um novo propulsor E-TENSE plug-in híbrido, composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor eléctrico, com uma potência combinada de 225 cv e com uma autonomia entre os 40 e 50 quilómetros (WLTP) em modo zero emissões, graças a uma bateria de 11,9kWh. Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, o motor eléctrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cv) e um binário de 320 Nm. Este propulsor é utilizado no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução em modo zero emissões, até aos 135 km/h. Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre seleccionado automaticamente no arranque. É complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% eléctrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Estas transições são extremamente suaves e discretas.

O modo E-TENSE Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor eléctrico, ajustando o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direcção e suspensão pilotada. Tudo isto aumenta o prazer do condutor e a eficácia dinâmica, em total tranquilidade. O DS 9 utiliza um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria nas fases de desaceleração ou travagem, reforçado com uma função de travagem evoluída, activada ao puxar para trás o selector da caixa de velocidades (função “B”). Além disso, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria para cumprir determinadas secções do percurso no modo Zero Emissões (um dos vários níveis disponíveis) quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para Baixos Níveis de Emissões (BNE).

O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos, utilizando, para o efeito, o cabo fornecido de série.

Muito em breve, a gama será reforçada com mais dois propulsores E-TENSE: um primeiro com 250 cv, tracção dianteira e maior autonomia (disponível na China logo desde o lançamento), e um segundo com 360 cv e tracção integral inteligente. Será também lançada uma versão apenas com motor a gasolina PureTech de 225 cv. Todas as versões estão equipadas com caixa uma automática de oito velocidades, suave e rápida.

O DS 9 será produzido na China e comercializado em todo o mundo, estando o início das vendas agendado para o primeiro semestre deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *