Motor Skyactiv-X da Mazda premiado com o galardão de “Inovação e Tecnologia 2020”

Disponível em Portugal no novo SUV Mazda CX-30 e no também novo Mazda3 (Hatchback e Sedan), a nova e revolucionária mecânica Skyactiv-X foi premiada com o troféu de “Inovação e Tecnologia 2020” na cerimónia “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020”, em que se distinguiram as melhores propostas lançadas no mercado ao longo do ano passado.

Fantástica conquista de engenharia da Mazda, o novo e revolucionário motor Skyactiv-X reuniu a preferência dos jurados da iniciativa, que lhe atribuíram aquele que foi o primeiro troféu da noite, face às restantes novas tecnologias concorrentes, apresentadas em 2019.

Em representação das mais prestigiadas publicações (jornais e revistas, plataformas online, rádios e canais de televisão), o conjunto dos 19 jurados especializados na temática automóvel tomou a decisão assente, entre outros factores, na componente tecnológica deste inédito bloco a gasolina, que explora os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel, já em comercialização.

O motor Skyactiv-X integra um revolucionário sistema denominado SPCCI (Ignição por Compressão Controlada por Faísca), um novo e radical conceito de engenharia da Mazda que lhe permite alternar, sem que seja perceptível ao utilizador, entre a ignição por faísca convencional e a combustão através de ignição por compressão.

Resumidamente, o processo de injecção dividido cria zonas separadas de mistura ar/combustível no interior da câmara de combustão. Aquando da abertura das válvulas, é injectada uma mistura de ar e combustível muito pobre na mesma, seguindo-se a compressão, altura em que uma zona precisa em redor do topo da vela é injectada por combustível atomizado, processo que dá origem a um núcleo mais rico. Quando se dá a faísca, este núcleo de combustível e ar inflama, aumentando a pressão no interior da câmara, a um ponto em que a tal mistura mais pobre entra rapidamente em combustão.

O SPCCI permite que o motor opere, durante um período significativo de tempo, num modo muito eficiente, em quase todas as faixas de operação, excepto no arranque a frio, nas fases iniciais de
aquecimento e em cargas muito elevadas. Nestas circunstâncias, o motor alterna para um modo normal, inflamando uma mistura de ar e combustível estequiométrica mais convencional.

Combinando a elevada performance de rotações de um motor a gasolina com a economia, binário e resposta imediata de um bloco diesel, o bloco Skyactiv-X gera diferentes benefícios: resposta
excelente, condução sem esforço, sensação de rotação livre, suavidade. Com evoluções especialmente significativas a baixas rotações do motor, regista, também, melhorias nos consumos médios e instantâneos, com significativas reduções nas emissões de CO 2 e NO X.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *