NASA parece ter conseguido “empurrar” sonda no solo de Marte

A manobra arriscada tentada pela NASA para empurrar a sonda para o subsolo marciano parece estar a resultar, fazendo renascer as expectativas de que a “toupeira” electrónica consiga atingir profundidade pretendida.

Após um ano de frustrações com a incapacidade da sonda da Insight Lander em perfurar o solo, e após diversas tentativas para o conseguir, a NASA recorreu à sua técnica de último recurso, usando o braço robótico para pressionar a sonda directamente para baixo. Isto aconteceu depois de já várias tentativas menos agressivas, como usar o braço para pressionar a sonda lateralmente contra o solo, que infelizmente não resultaram.

As últimas imagens revelam que a sonda parece ter conseguido ganhar “tracção” suficiente para penetrar ligeiramente no solo, mas serão necessárias mais algumas semanas para saber se desta vez a sonda conseguirá efectivamente aprofundar-se no solo de Marte, ou se voltará a resvalar e a saltitar em direcção à superfície como anteriormente. Seja como for, por agora as perspectivas são mais inspiradoras do que alguma vez foram ao longo dos últimos 12 meses.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *