ISS vai ajudar no tracking de animais

Deverá entrar em funcionamento este Verão o novo sistema de tracking ICARUS, que aproveitará a ISS para monitorizar a localização de animais selvagens que até ao momento não podiam ser seguidos.

Ter acesso a informação sobre os animais, incluindo os seus padrões migratórios, é essencial. No entanto, embora há anos se utilizem trackers para recolher esse tipo de dados, esses aparelhos são demasiado volumosos para que sejam utilizados em animais mais pequenos, e também dispendiosos, impedindo que sejam utilizados num grande número de animais. Mas tudo isso vai mudar com o ICARUS.

O ICARUS vai tirar partido de uma nova antena instalada na ISS, que permite fazer o tracking de animais usando sensores bastante mais compactos e económicos. Pesando apenas 3 gramas e tendo um tamanho bastante reduzido, estes novos sensores podem registar dados durante anos e ser aplicados até nos animais mais pequenos; estando já em desenvolvimento trackers que pesarão apenas 1 grama. E como vantagem adicional, com um preço de 500 dólares por tracker – mais baratos que os trackers actuais – faz com que se torne possível fazer o seguimento de um número muito maior de animais, incluindo múltiplos pássaros pertencendo a um mesmo bando, por exemplo.

Agora resta aguardar pelos dados que este novo sistema conseguirá recolher ao longo dos próximos anos, para nos revelar todo o tipo de segredos sobre a vida dos animais que até agora permaneciam desconhecidos.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *