Airbus entrega primeiro A330 MRTT à frota de aviões de carga da NATO

A Airbus entregou formalmente o primeiro de oito aviões Airbus A330 MRTT encomendado pela Frota Multinacional MRTT (MMF) da NATO, após uma cerimónia realizada nas instalações da Airbus em Espanha.

A entrega oficial deste primeiro avião marca um acontecimento decisivo para a entrada em serviço desta unidade multinacional formada pelos Países Baixos, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Checa. A aeronave descolou ontem em direcção à sua Base Operacional Principal localizada em Eindhoven, Países Baixos. A frota do MMF irá também operar a partir da Base Operacional Avançada em Colónia, Alemanha.

O programa MMF é financiado pelas seis nações que terão o direito exclusivo de operar as aeronaves, propriedade da NATO, num acordo de pooling. A aeronave será configurada para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga, e operações de evacuação médica.

O A330 MRTT combina a tecnologia avançada de avião de carga de nova geração com a experiência operacional acumulada durante mais de 200.000 horas de voo. O A330 MRTT é interoperável com receptores de todo o mundo e tem capacidades multi-role como ficou provado durante as recentes missões MEDEVAC e de transporte estratégico relacionadas com a pandemia da COVID-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *