Starlink já atinge 30-60Mbps de internet via satélite

Com quase 600 satélites já lançados, a rede Starlink da SpaceX já começou a operar em fase de testes, e já existem resultados que permitem avaliar o tipo de desempenho que se poderá esperar desta rede de internet via satélite.

Embora a constelação Starlink esteja longe de estar concluída (com mais de 10 mil satélites planeados, a cobrir praticamente toda a superfície terrestre), as centenas que já se encontram no espaço já vão permitindo criar um serviço funcional para algumas zonas geográficas. Não menos interessante é que as pessoas com acesso ao serviço têm usado o Speedtest para testar as velocidades, e com isso já se fica com uma ideia do desempenho actual da rede Starlink.

Segundo os resultados do Speedtest, a rede Starlink já permite atingir velocidades de download entre 30 e 60 Mbps, enquanto os uploads se ficam por uns mais modestos 5 a 18 Mbps. Mais interessante para uma ligação via satélite, é que a rede está a permitir manter pings entre os 30-70 ms, com o pior caso a ficar-se pelos 94 ms (e com resultados mais recentes a terem chegado aos 20 ms no melhor caso).

São valores bastante interessantes considerando que se trata de uma ligação via satélite, e isto sem considerar que estamos ainda a lidar com uma rede que apenas tem cerca de 1/20 dos satélites previstos.

Resta ainda saber como é que este serviço conseguirá lidar com potencialmente milhões de utilizadores simultâneos, mas por agora as coisas parecem muito bem encaminhadas para a SpaceX – e seguramente a causar pesadelos para muitos operadores de telecomunicações, que estão a ver esta empresa a passar-lhes literalmente “por cima”.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *