Novo SEAT Leon conquista cinco estrelas nos testes Euro NCAP

O novo SEAT Leon recebeu uma classificação de segurança de cinco estrelas da organização de testes Euro NCAP.

O resultado é uma demonstração do trabalho concluído durante o desenvolvimento do Leon para criar um carro que entrega um dos veículos mais seguros do mercado, especialmente porque os métodos de teste da Euro NCAP se tornaram ainda mais desafiantes em 2020. Uma mudança fundamental para os procedimentos de teste do Euro NCAP para 2020 é a introdução da barreira móvel ao teste de colisão frontal, substituindo o teste de barreira moderado deformável. O teste ajuda a organização a avaliar a protecção dos ocupantes dentro do carro, mas também avalia como os estruturas frontais dos carros contribuem. Esta não é a única mudança no procedimento de teste. Os impactos laterais foram actualizados de forma a incluir ajustamentos à velocidade e massa de teste da barreira próxima, aumentando a gravidade do ensaio. E, pela primeira vez, a Euro NCAP avalia a protecção do condutor de impactos laterais do lado oposto, focando-se na protecção do condutor e na potencial interacção entre o condutor e o passageiro do banco da frente.

A Euro NCAP colocou ainda mais ênfase na última geração de sistemas de prevenção de acidentes e de assistência ao condutor e implementou novos cenários para avaliar a tecnologia AEB, incluindo situações de retrocesso e viragem numa travessia. Existe também um sistema de avaliação dos sistemas de monitorização do estado do condutor, concebido para detectar a fadiga e a distracção do condutor, como parte da avaliação do Assistente de Segurança.

Uma gama dos mais recentes sistemas de segurança baseados numa mistura de dados de sensores, permite ao novo SEAT Leon ver a estrada à frente como nunca e, importante, adaptar-se
a mudanças de cenários de condução. Sistemas incluindo Travagem de Emergência autónoma, Assistente Lateral e de Saída, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Assistente de Máximos e Assistente de Pré-acidente, trabalham em uníssono para criar uma bolha protectora em torno do veículo e para os ocupantes.

O Assistente de Pré-acidente, por exemplo, reage em apenas 0,2 segundos caso detecte que um acidente está prestes a acontecer – apertando os cintos de segurança, activando as luzes de perigo, subindo as janelas e fechando o tecto solar – ajudando a proteger o habitáculo. Acrescente-se a estes a integração de sete airbags, incluindo um novo airbag central dianteiro de série, Front Assist com veículos, peões, detecção de ciclistas, Assistência de Direcção de Emergência e Junction Assist, Lane Assist e Emergency e-Call e o novo SEAT Leon fornece um dos veículos mais seguros disponíveis, mesmo quando confrontado com os novos métodos de teste utilizados pela Euro NCAP.

O novo airbag central dianteiro de série impede um possível contacto de cabeça entre o condutor e o passageiro da frente em caso de colisão lateral, por exemplo. Além da detecção de veículos, peões e ciclistas, o Front Assist inclui ainda Emergency Steering Assist e Junction Assist. Durante uma intervenção de Front Assist, após a entrada inicial da direcção do condutor para evitar um objecto, o Emergency Steering Assist realiza intervenções de direcção e travagem direccionadas para ajudar a encontrar uma trajectória de fuga optimizada.

Tanto o motor de combustão como as variantes híbridas plug-in do novo SEAT Leon foram testadas pela Euro NCAP, com pontuação elevada em todas as áreas: Ocupante adulto 92%, Ocupante Criança 88%, Utilizador vulnerável de Estrada 71% e Assistência de Segurança 80%. A Euro NCAP reavalia as suas práticas de teste de dois em dois anos, e 2020 é a mais rigorosa e completa até à data, e a SEAT está determinada a continuar a desenvolver veículos que se destacam durante os testes, por mais rigorosos que se tornem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.