Novo modelo de Carta de Condução já disponível

O novo modelo de carta de condução tem um design inovador, dentro das normas definidas a nível europeu, que incorpora uma melhoria e uma validação de segurança.

Este design resulta em técnicas conjugadas de impressão offset e serigrafia, combinando um aspecto visual do fundo mais harmonioso com motivos anti-cópia – guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável-, impossíveis de reproduzir por meios convencionais. Outro elemento que agora reveste maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento. Neste novo modelo vai ser ainda possível incluir, no verso, a habilitação de conduzir veículos agrícolas representado através de um tractor.

Este novo modelo de carta prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT – online.

Produzida na Imprensa Nacional – Casa da Moeda desde a década de 60, a carta de condução é um documento que conta, até aos dias de hoje, com inúmeras alterações. Desde o material aos sistemas de segurança como os hologramas, passando por mudanças na informação apresentada, como foi o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento. Os inúmeros elementos que a compõem têm sido ao longo dos anos renovados de forma a garantir a segurança do documento e dos dados numa área tão relevante.

Um Comentário

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *