Perseverance prepara-se para os “7 minutos de terror” na chegada a Marte

O mais avançado rover jamais criado está prestes a chegar a Marte, e isso significa que o Perseverance se prepara para enfrentar os seus “7 minutos de terror”.

O Perseverance tem dimensões semelhantes à de um carro – 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura, 2,2 metros de altura – e idênticas à do Curiosity, mas sendo 126 kg mais pesado, num total de 1.025 kg. O sistema de descida em Marte será o mesmo utilizado anteriormente, designado por “guindaste voador”, em que uma estrutura de suporte se encarregará de abrandar e pairar no ar sobre o local de aterragem baixando o rover supenso por cabos, para depois se afastar. Uma técnica complexa mas que tem sido a melhor para pousar objectos com esta dimensão e peso, sem arriscar que o rover possa virar.

Incluindo o processo de entrada na atmosfera, é algo que demora 7 minutos, que são considerados de “terror” para os responsáveis pela missão – e que, considerando o atraso das comunicações entre Marte e Terra, significa que quando começarmos a acompanhar este processo, já o Perseverance deverá estar pousado em solo marciano (se tudo correr bem).

O Perseverance chega a Marte a 18 de Fevereiro, levando consigo o primeiro helicóptero que irá voar noutro planeta, e também um avançado sistema de navegação autónoma que lhe permitirá percorrer o solo marciano com maior velocidade e liberdade do que os rovers anteriores.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *