Cápsula Crew Dragon faz manobra de estacionamento na ISS

A demonstrar que as coisas no espaço estão a ficar mais congestionadas, está a necessidade de uma manobra na ISS para reposicionar a cápsula Crew Dragon de uma porta de acoplagem para outra.

A ISS (International Space Station – Estação Espacial Internacional) tem capacidade para manter várias naves ancoradas simultaneamente, mas hoje deu-se o caso de ser necessário manobrar a cápsula Crew Dragon da SpaceX de uma dessas portas para outra. Isto em antecipação para as próximas cápsulas que estão para chegar, e que criaram um pequeno problema logístico.

Daqui a algumas semanas a ISS vai receber mais uma cápsula Crew Dragon com quatro novos astronautas, e em Junho vai receber mais uma cápsula de carga com abastecimentos, nos quais se incluem um lote de novos painéis solares. É este lançamento que acabar por ser crítico, pois precisa de ser posicionado numa porta que permita o acesso por parte do braço robótico no exterior da ISS. Se a cápsula Crew Dragon actualmente na ISS ficasse na porta actual, a próxima Crew Dragon teria que ocupar a posição que seria necessária para a missão de carga. Assim, ao mudar de sítio, permite que a nova cápsula Crew Dragon já fique num “local de estacionamento” permanente, com a saída da cápsula actual a libertar o espaço para a missão de carga – e sendo melhor fazer esta manobra neste momento, do que arriscar que algo pudesse correr mal com a cápsula seguinte, pondo em causa a missão de reabastecimento.

Apesar da manobra ter sido feita de forma completamente automática, e poder ser feita remotamennte, os quatro astronautas – Hopkins, Glover, Walker, e Noguchi – tiveram que vestir os seus fatos espaciais e embarcar na cápsula – para a eventualidade de, no caso de algo correr mal, terem efectuado o regresso à Terra antecipadamente.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *