Android Auto vai deixar de funcionar nos smartphones

A Google prepara-se para enfurecer todos os que utilizam o Android Auto nos seus smartphones, preparando-se para remover essa capacidade e direccioná-los para o Assistant Driving Mode.

O modo Android Auto foi concebido para ser usado nos ecrãs dos automóveis, mas para aqueles que não têm um carro com sistema compatível, podem usar o seu smartphone para essa função. No entanto, a Google quer que os utilizadores passem a utilizar o mais recente “Assistant Driving Mode”, e já começou a forçar alguns utilizadores a mudarem-se do Android Auto para este novo sistema. Ao tentarem abrir o Android Auto, é apresentada uma mensagem a dizer que o Android Auto agora só está disponível nos ecrãs dos automóveis, e direccionando o utilizador para o Assistant Driving Mode – sem qualquer opção de recusa.

É certo que o Assistant pode ser mais recente, mas isso não invalida que os utilizadores possam preferir utilizar o Android Auto no smartphone para simularem o ecrã de um sistema Android Auto no automóvel. Além do mais, a Google já deveria saber que remover opções e forçar os utilizadores a fazerem o que quer que seja, é a melhor forma de criar resistência adicional contra o novo produto (parece que têm memória curta do que aconteceu com o Google+) – mesmo que o novo produto até pudesse ser efectivamente mais vantajoso, sendo apenas uma questão de convidar os utilizadores a darem-lhe uma oportunidade.

Muito provavelmente haverá quem arranje forma de conseguir desbloquear o acesso ao Android Auto mesmo que a Google decida avançar com esta decisão de forma global – sendo que, por agora, parece estar apenas a ser exibida para utilizadores do Android 12 beta.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *