Telescópio James Webb leva “abanão” antes do lançamento

O telescópio espacial James Webb continua a causar calafrios a poucas semanas do lançamento, desta vez com um abanão inesperado durante a instalação no topo do foguete Ariane 5.

Depois de décadas de atraso e milhares de milhões de dólares a mais, o telescópio espacial pregou mais um susto quando um dos suportes que o segurava se soltou inesperadamente quando estava a ser montado no foguete que o irá levar até ao espaço. O incidente foi suficientemente preocupante para a NASA suspender as operações e iniciar uma investigação.

Felizmente, não foram detectadas anomalias e a NASA já deu a luz verde para continuar – neste momento com o abastecimento de combustível do foguete – para que o lançamento, agendado para 22 de Dezembro, se mantenha.

O telescópio James Webb chega em altura crítica, já que o Hubble vai sofrendo cada vez mais problemas, resultado de estar em funcionamento muitos anos para além daquilo que tinha sido concebido. Felizmente, até ao momento, cada falha tem conseguido ser habilmente contornada pelas equipas no solo, mas inevitavelmente chegará o dia em que o Hubble deixará de responder. Resta esperar que este James Webb possa chegar ao espaço e entrar em funcionamento sem mais incidentes, e por lá se mantenha em funcionamento por muitos e longos anos.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *