Airbus e OCCAR assinam contrato para Eurodrone

A Airbus e a Organização Conjunta para a Cooperação em Armamento (OCCAR) assinaram um contrato global para o Eurodrone que inclui o desenvolvimento e fabrico de vinte sistemas e cinco anos de apoio inicial ao serviço.

O Eurodrone é um sistema de aeronaves pilotadas remotamente (RPAS) de Média Altitude e Longo Alcance (MALE). A versatilidade e adaptabilidade desta plataforma tornam-na ideal para missões de Inteligência, Vigilância de Alvos e Reconhecimento (ISTAR) ou para operações de segurança nacional. A sua arquitectura aberta e enquadrada num design futurista permitirá o crescimento e repensar as capacidades do sistema, adaptando-se às necessidades futuras das forças armadas que utilizem este sistema.

É o primeiro MALE concebido para satisfazer os requisitos de integração no espaço aéreo civil, o que permite melhorar a eficiência, uma vez que utiliza rotas de voo directas e não requer o planeamento de pontos de aterragem de emergência com antecedência. Isto poupa tempo e combustível, limitando ainda as emissões de CO2.

O Eurodrone baseia-se no DDMS- Digital Design, Manufacturing and Services, uma nova abordagem digital que a Airbus aplica ao modo como os produtos aeroespaciais são projectados, fabricados e operados ao longo de todo o processo. O Eurodrone é o primeiro programa a ser concebido e desenvolvido na sua totalidade utilizando o DDMS com uma abordagem passo-a-passo. O objectivo é que beneficie de um melhor planeamento de upgrade, maior disponibilidade operacional e de custos de ciclo de vida mais reduzidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *