Stratolaunch fez 4º voo de teste

O Stratolaunch Roc, o maior avião do mundo, completou o seu quatro voo de testes com sucesso.

Criado com o objectivo de permitir o lançamento em voo de foguetes para reduzir os custos de atingir a órbita terrestre, o Roc da Stratolaunch superou mais um voo de testes, desta vez mantendo-se em voo durante 1h43m e atingindo uma altitude de cerca de 4.600 metros, fazendo múltiplos testes com o trem de descolagem.

Com uma envergadura de 117 metros (ou seja, perto do comprimento máximo de 120 metros de um campo de futebol) o Roc tido uma vida atribulada. A Stratolaunch foi criada em 2011 por Paul Allen, e seriam necessários vários anos até que este gigante dos ares levantasse voo pela primeira vez, em 2019. Infelizmente, Paul Allen viria a morrer poucos meses depois, deixando todo o projecto em risco – mas a empresa encontrou novos donos, que no entanto mudaram o objectivo da empresa para o lançamento de veículos hipersónicos.

A empresa está a desenvolver um veículo hipersónico reutilizável – o Talon-A – que será capaz de voar a mais de 5x a velocidade do som, e que espera começar a testar em voo ainda este ano.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *