Rússia ameaça “queda” da ISS se sanções continuarem

 

O impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia parece estar prestes a expandir-se ao espaço e à Estação Espacial Internacional (ISS).

Apesar de até agora a ISS ter escapado maioritariamente ao conflito Rússia-Ucrânia (com excepção da cor dos fatos dos cosmonautas russos), e ainda recentemente a Rússia ter trazido para a Terra um astronauta norte-americano – como estava previsto acontecer – parece que as relações espaciais internacionais não se manterão neutras durante muito mais tempo.

Sendo alvo de numerosas sanções internacionais em retaliação contra a invasão da Ucrânia, a Rússia ameaça agora o fim da cooperação na ISS até que essas sanções sejam levantadas. Uma ameaça que não poderá ser descartada, considerando que actualmente a ISS depende dos módulos russos para manter a posição e orientação da estação no espaço – e daí a referência que, sem a cooperação da Rússia, a ISS se arriscaria a “cair”.

Com o resto do mundo a não dar sinais de ceder a esta nova ameaça, a Rússia fica na posição de anunciar uma data a partir da qual suspenderá a sua cooperação na ISS – num perigoso “bluff” espacial que poderá não só afectar a ISS no seu estado actual, como pôr em risco a confiança internacional na Rússia para todas as futuras parcerias em missões espaciais.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *