Os portugueses que passarem por um posto de combustível poderão ficar chocados ao verificar que o preço do gasóleo está quase ao mesmo valor da gasolina.
Quem tiver um carro a combustão – o que representa a maioria das portugueses – arrisca-se a ter um ataque de pânico quando tiver que reabastecer. O choque será ainda maior para aqueles que apenas abastecem uma vez por mês, já que a visita nesta altura os irá fazer equacionar se foram transportados para uma realidade alternativa.
Segundo os dados oficiais da DGEG, nos últimos 30 dias o preço médio do gasóleo passou de 1,765 para 2,085 euros, e o preço médio da gasolina passou de 2,016 para 2,112 euros – e o resultado prático é deixar o preço do gasóleo praticamente ao mesmo nível da gasolina.
Ter em conta que se tratam de preços médios, o que ameniza o choque de nalguns postos de combustível se poder ver o gasóleo a valores superiores a 2,2 euros por litro – especialmente nas versões “aditivadas” do combustível.
Permanece a questão de saber porque motivo a entidade reguladora não acha estranho que o gasóleo desse saltos substanciais no preço enquanto a gasolina até teve tendência decrescente, mas certamente dirão que é apenas uma forma de incentivar os portugueses a trocarem para um automóvel eléctrico.