EUA e Rússia mantêm paz no espaço – por agora

Os EUA e Rússia vão trocar lugares nas viagens espaciais, continuando a enviar astronautas americanos nos foguetes russos, e levando cosmonautas russos na cápsula Crew Dragon da SpaceX.

Apesar de no solo estarem em vigor imensas sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia, parece que no espaço ainda vai ser possível manter a paz a bordo da Estação Espacial Internacional – mesmo depois de um infeliz incidente recente em que os cosmonautas russos fizeram propaganda sobre a “libertação da Ucrânia”, que mereceu críticas imediatas por parte da NASA. Relacionado ou não, o que é certo é que o director da agência espacial russa foi substituído e, pelo menos por agora, parece manter-se um clima pacífico nesta área.

A Rússia e EUA continuarão a colaborar e a fazer intercâmbio de astronautas nos lançamentos e regressos à Terra. A NASA diz que esta é a melhor forma para garantir que questões políticas não possam levar ao caso extremo de se ter um, ou mais, astronautas que possam ficar “abandonados” no espaço. Assim, fica assegurada a cooperação habitual que sempre existiu desde a criação da ISS – e em particular desde o encerramento do programa Space Shuttle, que deixou os EUA dependentes da Rússia para levar os seus astronautas até à ISS – até à chegada da SpaceX e do desenvolvimento da cápsula Crew Dragon.

Se por um lado é um gesto bonito de se ver, que tenta manter o espaço como um espaço colaborativo mundial, por outro lado parece-me que inevitavelmente é o tipo de coisa que se tornará insustentável a longo prazo. Especialmente num cenário de guerra prolongada e onde as atrocidades se possam multiplicar ao ponto de deixar de ser possível “fechar os olhos”.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *