Lexus renova gama UX e apresenta novo UX 250H Sport

A Lexus acaba de confirmar um conjunto alargado de actualizações ao popular SUV compacto de luxo – o UX 250h, que surge com mais opções de estilo, novo sistema multimédia com mais conectividade, e uma nova versão de inspiração desportiva, designada SPORT.

O renovado UX beneficia dos novos sistemas multimédia da Lexus, que oferecem uma resposta mais rápida, uma operação mais intuitiva com mais funcionalidades.

De acordo com o nível equipamento, o UX 250h apresenta ecrã multimédia de oito ou doze polegadas, com tecnologia táctil, em substituição do anterior controlo “trackpad”. O ecrã táctil foi movido 143 mm para frente no painel de instrumentos, situando-se, agora, mais perto do condutor, para uma operação mais confortável. Os grafismos estão mais nítidos – no ecrã de 12,3 polegadas de alta-definição. A velocidade de processamento foi significativamente aumentada, o que permite respostas mais rápidas aos comandos, e de série com navegação através da nuvem “sempre conectada”, dando acesso a informações de trânsito e estradas em tempo real, para facilitar o planeamento de viagens. O sistema com ecrã táctil de 12,3 polegadas possui navegação integrada, ou seja, permite navegação em áreas onde a ligação de rede (com “a nuvem”) não está disponível.

O novo sistema de reconhecimento de voz inclui a opção de recurso ao assistente de bordo “Hey Lexus”, que utiliza os comandos de voz para fazer chamadas telefónicas, para operar o sistema de áudio e de controlo da temperatura ambiente, ou pesquisas através do sistema. O sistema pode ligar-se a informação recolhida na nuvem para que, por exemplo, o possamos questionar sobre os preços do combustível nas imediações e recolher outras informações locais. Está programado para compreender mais termos de conversação e reconhecer melhor os comandos quando há ruído de fundo – o áudio não precisa de ser silenciado e os microfones conseguem distinguir se é o condutor ou o passageiro da frente a falar.

A integração de smartphones via Apple CarPlay (ligação sem fios) ou Android Auto (ligação com fios) é de série em todas as versões e, para total comodidade, as actualizações do software do sistema multimédia podem ser realizadas “over the air”, recorrendo ao DCM, o módulo de comunicação de dados do carro. As opções de conectividade incluem uma porta USB-A na consola central para reprodução de fontes de som de alta-definição, e duas portas USB-C, para carregamento do dispositivo na consola. O sistema multimédia pode guardar as preferências de até três pessoas, em diferentes perfis, personalizando as configurações de multimédia, áudio e navegação.

No espaço da consola central, onde anteriormente estava localizado o trackpad multimédia, estão agora os controlos que regulam a temperatura dos bancos dianteiros. A consola central conta, também, com uma zona iluminada na frente do painel de controlo do ar-condicionado, com espaço para acomodar um smartphone de grandes dimensões.

Fiel à famosa hospitalidade Omotenashi da Lexus, os proprietários vão poder usar a aplicação para smartphone Lexus Link para trancar ou destrancar as portas, ou operar o sistema de ar condicionado remotamente, para que o habitáculo possa ser climatizado antes do início da viagem.

A versão nova SPORT (que substitui a anterior Special Edition) surge agora na gama UX e introduz o kit desportivo do modelo F SPORT, tornando-o acessível a mais clientes.

A sua presença na estrada é reforçada pela grelha fusiforme F SPORT, com um padrão em malha Lexus L, pelo acabamento em preto e pelo contorno cromado na parte inferior, que acentua a largura da frente do UX. As jantes de liga leve F SPORT de 18 polegadas têm um design de 10 raios e um acabamento metalizado escuro.

Os pormenores e especificações da versão SPORT incluem, também, bancos em pele tahara, aquecimento dos bancos dianteiros, ar condicionado automático bi-zona com tecnologia para purificação do ar Nanoe-X, câmara traseira, limpa para-brisas automático, faróis LED com Sistema de Máximos Automático, barras de tejadilho cromadas, arcos das rodas na cor preta e emblema Lexus “F”.

A Lexus confirma os preços recomendados da gama UX a partir dos 48.500€ e da versão SPORT do UX 250h a partir de 49.900€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *