Satélite Copernicus Sentinel-1B termina missão devido a avaria

O satélite europeu de observação da Terra, Copernicus Sentinel-1B, sofreu uma avaria que dá por terminada a sua missão.

Em Dezembro do ano passado os responsáveis pelo Copernicus Sentinel-1B tiveram uma péssima prenda de Natal, quando foi detectada uma anomalia no sistema de energia que alimenta o radar utilizado para as observações. Ao longo dos últimos sete meses foram feitos todos os esforços para tentar contornar o problema, mas o esforço revelou-se infrutífero, com a ESA a anunciar que a missão do Copernicus Sentinel-1B chega ao fim.

O Copernicus Sentinel-1B foi lançado em 2016, seguindo-se ao Copernicus Sentinel-1A lançado em 2014, e que felizmente ainda se encontra operacional. No entanto, a perda do segundo satélite reduz para metade a frequência de captação de imagens e dados sobre a terra. Estes satélites têm captado dados importantes em inúmeras áreas, incluindo o degelo do Ártico, monitorização de glaciares, acompanhamento das áreas florestais, etc.

Agora, fica-se a aguardar o lançamento do próximo Copernicus Sentinel-1C, que se espera poder chegar ao espaço ainda na primeira metade de 2023 e que irá estrear um novo mecanismo de separação que visa reduzir a criação de lixo espacial quando for altura de o desintegrar na atmosfera no final do seu período útil.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *