Telescópio espacial James Webb enfrenta “roda encravada”

Depois de um impacto de um micrometeorito, o telescópio espacial James Webb tem agora que lidar com uma potencial roda encravada num dos seus mecanismos de observação.

A equipa da NASA anunciou ter detectado um problema com fricção acrescida no mecanismo que permite seleccionar entre diferentes comprimentos de onda para análise espectroscópica, optando por suspender a sua operação por agora, até realizar uma análise mais aprofundada.

Embora isto não impeça que o telescópio continue a operar utilizando os demais instrumentos, limita as capacidades de um dos modos do MIRI (Mid-Infrared Instrument). Será necessário aguardar para ver se isto é algo que poderá ser superado fazendo “mais força” no mecanismo, ou se a NASA optará por jogar pelo seguro e preferirá limitar as observações numa única gama do espectro, para evitar que o mecanismo possa ficar bloqueado permanentemente.

É um mau início para o James Webb, que tem estado operacional há poucos meses, e que em Junho já sofreu o impacto de um micrometeorito que danificou um dos seus espelhos (que era algo que inevitavelmente se esperava que acontecesse, mais cedo ou mais tarde).

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *