Avião aterra em 3 metros

Há aviões e pilotos que conseguem fazer coisas incríveis, como fazer uma aterragem em apenas 3 metros.

Estamos habituados a que os aviões necessitem de pistas longas, com centenas de metros, para aterrarem e descolarem em segurança. No entanto, quando passamos dos aviões comerciais com centenas de passageiros para as classes ultra-leve, as coisas tornam-se bastante mais interessantes. Há aviões que não só conseguem descolar em poucas dezenas de metros, como aterrarem em apenas três metros!

Na verdade, há competições destes aviões STOL (Short Take-Off and Landing), onde estas habilidades são postas à prova, medindo-se o espaço que necessitam para levantar voo e para aterrarem. No seguinte vídeo vemos uma aterragem a ser feita em 3,6 metros. Mas, para que não se sintam enganados, este mesmo senhor é o detentor do recorde do mundo, tendo conseguido aterrar em apenas 2,9 metros, como podemos ver no vídeo seguinte.

Suspeito que este tipo de coisa não seja tão popular deste lado do Atlântico devido à legislação que não permite que sejam feitas modificações ou experiências com aeronaves pessoais, como acontece nos EUA, onde qualquer pessoa pode literalmente construir o seu próprio avião numa garagem.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *