Fetch entrega carros de aluguer remotamente

Uma empresa de aluguer de automóveis britânica está a fazer chegar os carros aos clientes dispensando um condutor no automóvel.

Para quem recorre frequentemente ao aluguer de automóveis, uma das partes mais chatas de todo o processo é a necessidade de se deslocar fisicamente a um posto da agência para ir buscar ou entregar o veículo. Mas isso é algo que a Fetch quer tornar desnecessário.

Mas, poderão perguntar-se: como é que uma pequena empresa de aluguer de automóveis resolveu a questão da condução autónoma que inúmeras outras empresas têm tentado resolver há anos, sem sucesso? E a resposta é fácil: fazendo batota! Embora o carro não tenha um condutor ao volante, está a ser controlado remotamente por um condutor humano, que se encarrega de o fazer chegar em segurança até ao local combinado.

No entanto, nesta fase, a empresa ainda coloca um condutor humano no carro, só por prevenção – mas esperando que tal deixe de ser necessário, tendo estado a testar o sistema nos últimos 18 meses sem incidentes.

Este mesmo tipo de sistema poderá ser utilizado em inúmeras outras áreas, em combinação com sistemas de assistência à condução. Por exemplo, um único condutor poderia tomar conta de uma dezena de veículos de transporte, que conduziriam automaticamente enquanto circulassem na auto-estrada, passando o controlo para o condutor humano remoto apenas na fase de condução por estradas locais.

Ser camionista de longo curso deixaria de ser sinónimo de passar dias longe de casa, já que a condução poderia ser feita a partir de qualquer sala ou escritório.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *