Toyota apresentou o novo Land Cruiser

A Toyota apresentou o novo Land Cruiser, um modelo que se baseia directamente nas qualidades originais que tornaram o nome Land Cruiser sinónimo de força e confiança por mais de 70 anos.

O lendário ADN do Land Cruiser foi combinado com novas tecnologias para oferecer níveis mais elevados de desempenho, tanto fora de estrada como na utilização diária. O resultado fortalece a reputação global do Land Cruiser de ser um automóvel em que pode confiar para levá-lo em segurança ao seu destino e trazê-lo de volta para casa, mesmo nas condições mais difíceis.

A Toyota abrirá as pré-vendas do novo Land Cruiser para clientes europeus em Novembro, com as primeiras entregas de veículos previstas para o final do primeiro semestre de 2024.

O Land Cruiser nasceu há 72 anos como o “Toyota BJ”, a 1 de Agosto de 1951. Pouco depois demonstrou sua força e capacidade ao se tornar o primeiro veículo a subir com sucesso até à sexta estação nas encostas do Monte Fuji.

O novo Land Cruiser mantém a sua clássica e robusta construção e segue os passos do maior Land Cruiser 300 ao adoptar a plataforma GA-F da Toyota, que desempenha um papel fundamental na melhoria significativa do desempenho fora de estrada.

Ao mesmo tempo, o novo modelo é mais fácil de manobrar e mais confortável na condução diária em estrada, fiel ao compromisso da Toyota em torná-lo um veículo prático e adaptado às necessidades do dia-a-dia dos clientes. O novo quadro é 50% mais rígido e a rigidez combinada do corpo e do quadro é 30% superior. Estes aumentos substanciais contribuem para melhorar a capacidade de resposta, manuseio e conforto de condução do novo Land Cruiser. O desempenho da suspensão também foi aprimorado, principalmente para ajudar a garantir maior articulação das rodas – um factor-chave na capacidade de direcção todo-o-terreno.

Este é o primeiro Land Cruiser a usar um sistema de direcção assistido electronicamente (EPS). Isso reduz a quantidade de contragolpes que podem ocorrer ao conduzir em superfícies irregulares e proporciona uma direcção mais suave, directa e com manobrabilidade mais fácil em todas as velocidades. O uso do EPS também permite que o novo Land Cruiser seja equipado com o sistema Lane Tracing Assist.

O novo Land Cruiser ganha ainda mais capacidade fora de estrada com uma nova barra estabilizadora dianteira desconectável. A tecnologia – SDM (Estabilizador com Mecanismo de Desconexão) – é uma novidade da Toyota e permite ao condutor alterar o status da barra estabilizadora usando apenas um interruptor no painel. Essa flexibilidade permite um melhor modo de condução e conforto em estradas irregulares.

O Monitor Multi-Terreno e Selector Multi-Terreno também foram actualizados e fornecem um suporte adicional ao conduzir fora de estrada. Com o auxílio da câmara e display de alta resolução, o Monitor Multi-Terreno permite ao condutor uma visão clara da área imediatamente ao redor e abaixo do veículo; o sistema Seletor Multi-Terreno adapta automaticamente o desempenho do veículo para melhor resposta às diferentes condições de condução todo-o-terreno.

Na Europa ocidental, o novo Land Cruiser será apresentado com uma unidade turbo-diesel de 2,8 litros, projectada para um forte equilíbrio entre eficiência de combustível e desempenho. Produz um máximo de 204 cv DIN/150 kW e é equipado com uma nova transmissão automática Direct Shift de oito velocidades, dando-lhe força para rebocar cargas de até 3.500 kg. No início de 2025, estará disponível uma nova motorização electrificada, que combina o potente e eficiente motor diesel com a tecnologia de 48V Mild Hybrid.

O visual volumoso e robusto expressa a qualidade de “voltar às origens” do novo Land Cruiser, mas também é altamente prático. O desempenho todo o terreno é favorecido por saliências mais curtas, cantos esculpidos e as diferentes partes da carroçaria foram projectadas para fácil substituição em caso de danos.

O interior oferece uma escolha de configurações de cinco ou sete lugares, com um design que evoca a força e a funcionalidade de um autêntico todo-o-terreno. Isso é testemunhado em detalhes como o painel de instrumentos disposto horizontalmente e os interruptores que são moldados para facilitar a operação, mesmo ao conduzir em terrenos difíceis. A visibilidade do condutor foi uma prioridade, auxiliada pela capota rebaixada, painel de instrumentos horizontal e uma linha de cintura rebaixada que permite a instalação de vidros laterais mais profundos.

O novo Land Cruiser será introduzido na Europa com uma versão especial First Edition, disponível exclusivamente para os clientes que reservarem durante o período inicial de pré-vendas a partir de Novembro deste ano. Esta versão limitada – cerca de 3.000 unidades serão construídas para a Europa – enfatiza a herança do Land Cruiser com um design exclusivo, focado no seu carácter fora de estrada. Os detalhes incluem faróis redondos clássicos e acabamentos de pintura exterior em dois tons: Castanho Areia e Azul Fumado. Mais detalhes serão partilhados mais perto do início de pré-vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *