China tem milhares de carros eléctricos abandonados

Depois dos cemitérios de bicicletas a China depara-se agora com cemitérios de carros eléctricos abandonados.

Embora algumas notícias relatassem que estes cemitérios com milhares de carros eléctricos abandonados no campo estavam cheios de carros novos, produzidos apenas para inflacionar o número de vendas, a verdade é que se trata precisamente do mesmo tipo de desfecho que aconteceu com as bicicletas: são carros que faziam parte das frotas de serviços de partilha de carros que acabaram por encerrar.

Embora seja penoso ver tantos carros funcionais ao abandono, a situação não parece ter solução fácil. Estes carros têm autonomias bastante reduzidas e pouco competitivas face aos automóveis destinados aos consumidores; e se fossem disponibilizados no mercado a “preço ultra-baixo” teriam também um impacto negativo na venda de carros novos.

De qualquer forma, será talvez necessário retirar daqui algumas lições. Por exemplo, qualquer empresa deste tipo poderia ter que assegurar uma caução para salvaguardar o devido processamento / reciclagem dos carros da sua frota em caso de encerramento; senão, estamos perante um verdadeiro crime ambiental – que o seria independentemente de serem carros eléctricos ou com motores a combustão.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *