Começou oficialmente o evolvAD, o mais recente projecto de pesquisa de condução autónoma do Reino Unido apoiado pela Nissan e financiado pelo governo do Reino Unido.
Com o objectivo de melhorar a capacidade de condução autónoma no Reino Unido e apoiar tecnicamente a prontidão da cadeia de fornecimento para a sua adopção em massa, o evolvAD colocará Veículos Conectados e Autónomos (CAV), com diferentes ritmos, numa variedade de estradas residenciais urbanas e rurais complexas. Esses tipos de estradas apresentam o seu próprio conjunto único de desafios para a tecnologia AD. Por exemplo, em zonas residenciais, os condutores deparam-se frequentemente com estradas estreitas, faixas únicas com veículos estacionados de ambos os lados e velocidades de condução lentas. As estradas rurais podem incluir condições semelhantes, mas com velocidades de condução mais elevadas e estradas sinuosas com pouca ou nenhuma marcação.
Ao longo dos próximos 21 meses, o projecto evolvAD utilizará a experiência combinada de cinco parceiros – Nissan, Connected Places Catapult, Humanising Autonomy, SBD Automotive e TRL – para apoiar tecnicamente a preparação da cadeia de abastecimento do Reino Unido para a futura implantação em massa de tecnologias AD no país. Isto inclui várias áreas de foco concebidas para melhorar a capacidade de condução autónoma, incluindo o trabalho da Nissan para testar a tecnologia AD avançada em áreas residenciais construídas em colaboração com a TRL.
Utilizando infraestruturas como CCTV em áreas residenciais, os CAVs evolvAD serão capazes de receber informações para melhorar a consciência situacional, criando um estudo de teste sobre como as tecnologias veículo-infraestrutura (V2I) podem ser usadas para melhorar o desempenho dos CAVs. O projecto também procurará desenvolver novas tecnologias V2I para apoiar ainda mais a implantação de automóveis de condução autónoma. Além disso, a Nissan irá testar a tecnologia em estradas rurais complexas e explorar as oportunidades de transporte que a mobilidade autónoma pode proporcionar às estradas principais e secundárias que se encontram maioritariamente em comunidades rurais e interurbanas.
Com início em Julho de 2023, o projecto já estava em fase de desenvolvimento, utilizando Nissan LEAF 100% eléctricos como automóveis de teste. Agora os LEAF serão testados em simulação e em pistas de teste privadas, antes que os CAVs evolvAD sejam colocados em prática em estradas ao vivo, nos próximos meses.
Através do evolvAD, a Nissan irá melhorar ainda mais a sua tecnologia e capacidade de condução autónoma, testando-a noutros ambientes de condução, com base no sucesso de anteriores projectos de investigação do consórcio AD, HumanDrive e ServCity. A tecnologia de condução autónoma é um pilar fundamental dentro do Nissan Ambition 2030, uma visão de longo prazo que guia a Nissan no seu caminho para criar um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.