O Model X da Tesla passa a ter um concorrente chinês que também abre as portas para cima: o SUV GAC Aion Hyper HT.
A Hyper é uma sub-marca da GAC que se tem estado a fazer notar apesar da sua tenra idade. Com apenas dois modelos no seu catálogo, o Hyper GT, Hyper SSR, passa agora a ter um terceiro: o Hyper HT.
Este SUV começará por ser oferecido com apenas um motor, privilegiando o conforto e o espaço interior. Mas, tal como tinha sido prometido nos protótipos apresentados, vai mesmo ter portas de abrir para cima, ao estilo das Falcon Wing do Model X, embora só estejam presentes nas versões mais equipadas deste modelo; as versões mais económicas manterão portas tradicionais.
No interior os ocupantes podem contar com amplo espaço nos bancos traseiros, com a possibilidade de rebate o banco do passageiro dianteiro para se esticar completamente as pernas.
O modelo mais equipado, com as portas de abrir para cima, tem uma autonomia anunciada de 770 km e pode recarregar o suficiente para percorrer 450 km em apenas 10 minutos; mas mesmo o modelo base promete uma autonomia de 600 km e recarregar 140 km em 10 minutos. Outra curiosidade é que as três variantes mais equipadas contam com arquitectura eléctrica de 800 V (400 V no modelo base).
Embora ainda não tenha sido indicado o preço do modelo topo de gama com as portas à Model X, os preços começarão nos 28 mil euros para a versão base, na China.