A Yadea Kamper é uma moto eléctrica que chega com velocidade de sobra e tempo de carregamento reduzido.
Enquanto no sector automóvel as ofertas eléctricas multiplicam-se a cada dia, no sector das duas rodas as opções têm sido mais limitadas, com os grandes fabricantes tradicionais a parecerem ter optado por uma postura “à Toyota” de esperar para ver, e com as primeiras propostas a deixarem bastante a desejar (como as Kawasaki Ninja eléctricas, limitadas a 99 km/h de velocidade máxima). Mas, aos poucos, lá vão aparecendo outras opções.
A Yadea Kamper esteve presente no EICMA 2023 Milan Motorcycle Show e é uma moto eléctrica que parece solucionar algumas questões de ordem prática. Para começar, temos um tempo de carregamento de apenas 10 minutos para ir dos 0-80% de carga de bateria. E na altura de arrancar, podemos contar com acelerações de 4,9 segundos dos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 160 km/h. A moto tem um motor de 23 kW (40 kW de pico) e uma bateria de 6.4 kWh (320V 20Ah).
Temos ainda travões Brembo e controlo de tracção e ABS da Bosch, suspensão KYB, ecrã de 7″, e até uma dash cam integrada para gravar o que se passa na estrada. Tem homolgação europeia L3e-A2.
Infelizmente a marca não anuncia ainda a autonomia deste modelo. A Yadea é o maior fabricante mundial de scooters eléctricas e bicicletas eléctricas, pelo que não tem falta de experiência. Com a Kamper, aventura-se para o território dos modelos de maior potência que começarão a atrair as atenções dos motociclistas “tradicionais”.
Será preciso aguardar para ver se tem um preço que resulte numa trilogia perfeita do “rápido, bom e barato”.