Uni Wheel simplifica transmissão nos carros eléctricos

A Hyundai e a Kia apresentaram o sistema Uni Wheel com o qual esperam simplificar a transmissão nos carros eléctricos.

Embora os automóveis eléctricos sejam, desde logo, muito mais simples em termos mecânicos que um automóvel com motor a combustão, continuam a estar dependentes de componentes mecânicos para transferir a força motriz até às rodas dos veículos. E, uma vez que as rodas necessitam movimentar-se em relação ao corpo do veículo, é obrigatório recorrer a veios de transmissão e mecanismos que possibilitem essa gama de movimentos.

Mas com este sistema Uni Wheel, podem-se remover todos esses componentes, substituídos por um engenhoso sistema de engrenagens que fica no interior da roda, poupando precioso espaço que pode ser usado para os ocupantes ou para mais baterias (ou simplesmente poupando peso e complexidade).

O sistema promete ser mais eficiente, até mesmo quando o eixo de transmissão está descentrado do ponto central da roda, e proporcionar uma circulação mais confortável.

Infelizmente, não é referido quando é que poderemos ver este Uni Wheel aplicado num veículo no mercado; mas até lá, bem que seria interessante sujeitá-lo a algumas das nossas estradas para ver que tal é que seria (ou não) capaz de resistir a buracos e crateras. 🙂

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *