A Tesla trouxe um Cybertruck para o nosso país, dando aos portugueses a oportunidade de verem ao vivo o mais marcante modelo da marca até à data.
A Tesla está a fazer uma tournée europeia com o Cybertruck, fazendo-o passar por diversas cidades e países, e que neste momento está a passar por Portugal.
Como seria de esperar, o Cybertruck é uma viatura imponente, e o seu aspecto futurista assegura que não passará despercebido por onde quer que passe. No entanto essa imponência também acarreta alguns problemas de ordem prática para as nossas estradas. Com mais de 2,4 metros de largura e quase 5,7 metros de comprimento, será necessário fazer algum planeamento antecipado sobre os caminhos a seguir (lembro-me de pelo menos quatro ou cinco locais por onde passo regularmente onde não poderia passar com um Cybertruck). Só para comparação, um carro “grande” como um BMW X5, tem uma largura de 2,2 metros e comprimento de 4,9 metros.
Pela parte positiva, o seu sistema de volante-by-wire e quatro rodas direccionais faz com que o carro seja bastante mais manobrável do que as suas dimensões fariam temer, tendo um raio de viragem que é inferior ao de um Model S. Mas se nas manobras isso resolve o problema, não há nada a fazer quanto às suas dimensões.
A Tesla ainda não dá qualquer informação quanto a possíveis datas para a comercialização do Cybertruck na Europa, antevendo-se que sejam necessárias algumas alterações na parte frontal para que possa ser autorizado a circular nas estradas europeias. Quando tal acontecer, será um veículo que certamente irá apelar a todos os que gostem de ser notados na estrada (e que dificilmente irão utilizar a sua caixa de carga para “trabalho”).
Quem quiser ver o Cybertruck ao vivo ainda terá oportunidade para o fazer em Lisboa, a 15 e 16 de Maio.