Um pequeno drone ultra-leve, equipado com painel solar, pode manter-se no ar enquanto houver sol ou luz para o alimentar.
Investigadores na China revelaram um micro-drone solar que poderá revolucionar o sector. Enquanto a maioria dos micro-drones tem uma autonomia de algumas dezenas de minutos, ou menos no caso dos micro-drones ultraleves com menos de 10g, este microdrone solar pode voar por tempo indeterminado, desde que haja luz.
O CoulombFly tem uma envergadura de 20 cm mas um peso ultra-reduzido de apenas 4.21 gramas. Além do seu peso reduzido, usa um motor electrostático, mais eficiente nestas escalas que os motores electromagnéticos tradicionais. Em testes, o CoulombFly descolou com sucesso em menos de um segundo e manteve o voo durante dezenas de horas sem redução de desempenho.
Esta tecnologia pode levar a operações de reconhecimento aéreo de longa distância e duração. E os investigadores também estão a explorar a possibilidade de incorporar baterias para possibilitar a acumulação de energia durante o dia para permitir manter-se em voo durante a noite, possibilitando a criação de plataformas aéreas permanentes, com custos de operação e manutenção reduzidos.