A SpaceX perdeu um booster Falcon 9, que tombou depois de ter pousado na plataforma flutuante “A Shortfall of Gravitas”.
Apesar da enorme taxa de sucessos nos seus lançamentos e aterragens, a SpaceX ainda assim está sujeita à imprevisibilidade destas complexas operações. Desta vez, depois de um lançamento bem sucedido, perdeu o booster depois deste ter regressado e pousado com aparente sucesso na plataforma flutuante “A Shortfall of Gravitas”, tombando logo após ter aterrado.
A SpaceX diz que está a analisar o caso, tendo sido o 23º lançamento deste booster – o que agora parece ser tão normal que até nos faz esquecer tudo o que está envolvido para o tornar possível.
Espreitando o que se passa, vê-se que uma das suas pernas de suporte sofre uns abanões anormais logo após ter aterrado, o que pode indicar que tenha aterrado de forma ligeiramente inclinada e colocando força excessiva sobre esse componente, levando à sua falha e consequente queda do booster.
O que é certo é que será uma falha que contribuirá para corrigir o que tiver que ser corrigido, melhorando a segurança e fiabilidade dos futuros lançamentos – e, neste caso, das aterragens.