Starlink evita interferências com radiotelescópios

A SpaceX revelou que usa um sistema que ajusta as emissões de modo a não causar interferências nos radiotelescópios no solo.

Com milhares de satélites em órbita que permitem comunicações com praticamente qualquer local no nosso planeta, a SpaceX não só se tem preocupado em minimizar o impacto a nível das observações astronómicas (reduzindo os reflexos dos seus satélites), como agora revela que também o faz para os radiotelescópios.

À medida que a cobertura da rede Starlink se vai expandindo, estes radiotelescópios poderiam facilmente ficar saturados com as suas emissões, impedindo a recepção de sinais do espaço profundo. Mas a SpaceX tira partido da capacidade de direccionar com precisão as emissões destes satélites, para as ajustar em tempo real de forma a garantir que nunca “acertam” num radiotelescópio.

Com outras mega-constelações em desenvolvimento, resta esperar que todas elas sigam o exemplo, para que a conveniência de comunicações satélite na Terra não prejudiquem a continuidade do estudo do Universo.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *