A Lotus apresentou um protótipo futurista para um supercarro eléctrico, o Theory 1, repleto de tecnologia inovadora e soluções de design que talvez possam ser adoptadas no futuro.
O Theory 1 é significativamente mais leve do que o recente Lotus Eletre (pesa menos de 1588 kg) alimentado por uma bateria de 70 kWh, oferecendo uma autonomia estimada de 418 km. O sistema de tração integral, combinado com motores eléctricos potentes, proporciona 987 cv, permitindo ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2.5 segundos. O design exterior destaca-se, especialmente na parte traseira, com luzes finas, um spoiler retráctil um difusor que conferem ao carro o seu visual único.
No interior, o Theory 1 apresenta um assento central para o condutor, rodeado por dois assentos traseiros individuais. As tecnologias avançadas incluem dois ecrãs heads-up a substituir os espelhos laterais e pods infláveis da MotorSkins embutidos no banco do condutor, que oferecem feedback táctil, como um toque quando um veículo se aproxima por trás. Estes pods também funcionam como botões escondidos que surgem apenas quando necessário, mantendo o interior minimalista.
Embora o Theory 1 seja apenas um concept car, é claro que a Lotus está a experimentar novas tecnologias que poderão moldar o futuro dos seus veículos elétricos. Veremos se os futuros modelos eléctricos da marca aproveitarão algum destes elementos.