
O Mercedes CLA vai contar com o Gemini para assistir as funções de voz.
Os sistemas de reconhecimento de voz nos automóveis têm sido, tradicionalmente, gozados por serem bastante fracos e raramente fazerem aquilo que se pretende, mas esses dias podem estar a chegar ao fim – pelo menos é o que a Google e a Mercedes prometem com a integração do Gemini no CLA.
Num vídeo de demonstração, um condutor pede ao Gemini para encontrar um café por perto e, logo de seguida, pergunta se esse local serve pastelaria. A AI pesquisa instantaneamente o menu, as avaliações no Google Maps e as opiniões de clientes, respondendo de forma precisa, sem necessidade de tocar no ecrã e sem distrair o condutor.
Integrado no sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o Gemini vai muito além da navegação. prometendo facilitar toda uma série de operações por voz.
O novo Mercedes CLA eléctrico, que estreia esta integração, assenta numa arquitectura de 800 volts que permite carregamentos ultra-rápidos, de mais de 320 km de autonomia em apenas 10 minutos. O modelo base CLA 250+ oferece mais de 560 km de autonomia, com preços a partir de 56.000 euros na Europa. A Mercedes será a primeira a implementar a tecnologia, mas a Google planeia expandi-la a todos os veículos compatíveis com Android Auto, tornando o assistente de condução inteligente acessível a milhões de condutores.
