A estação espacial chinesa Tiangong-1 está prestes a demonstrar a velha máxima “tudo o que sobe tem que descer”, estando prevista sua reentrada na atmosfera e desintegração nas próximas semanas.
A Tiangong-1 foi lançada para o espaço em Setembro de 2011, mas infelizmente vai ter um fim inglório que não era o inicialmente pretendido. Embora tenha sido utilizado para algumas missões tripuladas, a estação deixou de responder aos comandos remotos em Março de 2016, ficando à deriva. O problema é que, não efectuando os comandos ocasionais para ajustar a sua órbita, a mesma tem estado a cair lentamente… estando agora prestes a fazer uma reentrada não controlada na atmosfera terrestre, gerando algumas preocupações.
Com cerca de 10 metros de comprimento, é esperado que partes da estação espacial consigam sobreviver à reentrada e chegar ao solo; sendo que neste momento ainda não se consegue prever se isso poderá acontecer sobre zonas habitadas ou não – embora os cientistas relembrem que o nosso planeta ainda tem uma superfície maioritariamente desabitada, e que por isso as probabilidades estão a nosso favor.
Felizmente, será possível ter uma ideia mais aproximada das zonas de maior risco nas 24h que precederem a sua reentrada, que neste momento se prevê que aconteça entre 29 de Março e 9 de Abril, mas estando sujeita a actualizações constantes por se tratar de uma reentrada “descontrolada”.
… Com sorte, alguém ainda apanhará algumas peças para vender no Ebay. ;P
Publicado originalmente no AadM
🛒 Promoções Amazon
BRPOM Arrancador Bateria 10000A 12VVer na Amazon 🛒
TESSAN Adaptador de Tomadas Universal com USB CVer na Amazon 🛒
Toca-discos Vinil Portátil Bluetooth 3 VelocidadesVer na Amazon 🛒Como associado Amazon, ganho comissão em compras elegíveis.







