Paulo Gonçalves assina pela Honda para o Dakar!

A equipa de fábrica que a Honda montou para participar no Rali Dakar em 2013, com Hélder Rodrigues como piloto de ponta, estará presente na próxima edição da mítica prova de todo o terreno com mais um piloto Português, de acordo com uma notícia publicada pelo site do jornal espanhol Marca: Paulo Gonçalves!

Paulo Gonçalves 2

“Speedy” Gonçalves, como também é conhecido, deixa assim a equipa SpeedBrain, seguindo as pisadas do espanhol Joan Barreda, procurando manter-se numa equipa com apoio de fábrica e com uma estrutura mais competitiva como a da Honda e do HRC, pois desde a aquisição da Husqvarna por parte da KTM, a equipa SpeedBrain deixou de contar com o mesmo nível de apoio que tinha usufruíd

o até então e por isso seria previsível uma considerável baixa na competitividade das suas motos.

Paulo Gonçalves 3

Paulo Gonçalves 4

Goncalves of Portugal rides a Speedbrain 450 Rally bike during the first 250 km stage of the Abu Dhabi Desert Challenge in the Western Region of the Liwa Desert in Abu DhabiA equipa Honda HRC para o Rali Dakar 2014 terá assim duas duplas: Paulo Gonçalves e Joan Barreda, e Hélder Rodrigues e Javier Pizzolito.

No entanto esta boa notícia para Paulo Gonçalves e para os fãs portugueses tem um senão…

Se na equipa SpeedBrain no último Dakar tanto Paulo Gonçalves como Joan Barreda não tinham ordem definida dentro da equipa, podendo os dois discutir as vitórias nas etapas e na classificação geral, a verdade é que com a passagem para a Honda HRC, “Speedy” vai começar o Rali Dakar 2014 como “mochileiro” de Barreda, o que inevitavelmente terá consequências nas suas possibilidades de lutar pelas vitórias a cada etapa.

Paulo Gonçalves 8 Paulo Gonçalves 9Colocada de parte pela Honda HRC está aquela que parecia ser a opção mais forte e praticamente assegurada: a contratação do penta vencedor do Dakar, Cyril Després.

As negociações entre o piloto francês e a marca japonesa prolongam-se há muitos meses e, o piloto apresentou ao departamento de competição da Honda as suas condições para assinar contrato.

O HRC não aceitou as condições que Després colocou em cima da mesa e, preferiu assegurar os serviços de Paulo Gonçalves de Joan Barreda.

Paulo Gonçalves 10 Paulo Gonçalves 11Quanto a Cyril Després, o francês que saiu este ano da KTM, vê agora as suas hipóteses de participar no próximo Dakar na América do Sul reduzidas apenas à Yamaha France, o que seria bastante complicado para ele, pois apesar da Yamaha France ser uma estrutura com um longo historial na competição, está ainda uns degraus abaixo das Honda HRC e, principalmente, das quase imbatíveis KTM de fábrica.

Fala-se ainda que Després pode trocar para os automóveis tendo as portas da Honda fechadas mas, essa possibilidade é ainda um rumor.

A apresentação oficial de Joan Barreda como novo piloto Honda HRC para o Rali Dakar 2014 será a 30 de maio, em Mugello, apresentação onde muito provavelmente também será apresentado o luso Paulo Gonçalves.

Paulo Gonçalves 12 Paulo Gonçalves 13

fonte: Motociclismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *