BMW apresentou o novo i8

 

A BMW apresentou no Salão de Frankfurt, em estreia mundial, o novo BMW i8, o segundo modelo da nova marca BMW i e o primeiro desportivo da marca alemã a ser equipado com um motor híbrido plug-in.

BMW_i8_01

O BMW i8 é um desportivo com configuração 2+2 lugares e uma arquitectura revolucionária que a BMW apelida de “LifeDrive”. A célula de passageiros designada “módulo de vida”, é feita em plástico reforçado a fibra de carbono (CFRP), tal como seria de esperar em qualquer carro desportivo de topo, as portas são de CFRP sobre alumínio e o painel de instrumentos é feito de CFRP e magnésio. O chassis em si é feito de alumínio e a separação entre o compartimento de passageiros e a mala é feita em vidro. O peso total do i8 é de apenas 1.490 quilos.

BMW_i8_02

O sistema híbrido do i8 é composto por um motor turbo de três cilindros de 1.5 litros com 228 cv e 320 Nm de binário e com transmissão automática de seis velocidades. O motor híbrido debita 129 cv e 250 Nm utilizando uma bateria de iões de lítio de 5 kWh com refrigeração líquida. No total o BMW i8 tem uma potência combinada de 357 cv e 570 Nm. O motor eléctrico envia a potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão de duas velocidades, enquanto o motor de combustão fornece energia às rodas traseiras. O i8 consegue chegar aos 100 km/h em 4,4 segundos e consome 2,5 l/100km e emite 59 g/km de CO2.

BMW_i8_03

O i8 tem uma autonomia eléctrica de 35 quilómetros, com uma velocidade máxima de 120 km/h. A autonomia híbrida é superior a 500 quilómetros.

BMW_i8_04

Ao nível estético, a frente é larga e baixa e a grelham que apresenta um design alongado, é ladeada pelos faróis diurnos LED. O capot tem uma entrada de ar na parte frontal para refrigerar as baterias. As portas do i8 abrem para cima e para fora em forma de borboleta. Os escapes estão completamente escondidos, o que dá à parte traseira um design mais futurista e minimalista.

BMW_i8_05

O chassis combina uma suspensão dianteira de duplo-triângulo e uma suspensão traseira de cinco ligações com direcção eléctrica e amortecedores dinâmicos padrão. O carro está equipado com jantes de 20 polegadas ou jantes de CFRP opcionais.

BMW_i8_06

O equipamento padrão interior inclui um painel de instrumentos totalmente digital e o sistema de navegação Professional da BMW que avisa os condutores onde se localizam as estações de carregamento. Outras características padrão incluem tecnologia de controlo de estacionamento à distância, cruise control adaptativo com travagem, sensor de chuva, chamada de emergência inteligente, assistente de máximos, câmara de visão traseira, câmara dianteira com monitorização de limite de velocidade e advertência de colisão com reconhecimento de pedestres. Como opção estará também disponível um ecrãn HUD.

BMW_i8_07

A BMW vai oferecer uma Wallbox com o i8 que pode ser instalada na casa dos proprietários para carregamento mais rápido e um cartão ChargeNow que permite o carregamento pré-pago nos carregadores públicos.

BMW_i8_08

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *