George Hotz disponibiliza o seu kit de condução autónoma gratuitamente como open-source

O mundo aguardava ansiosamente para ver o desfecho da batalha entre George Hotz e Elon Musk, com o primeiro a prometer que faria um sistema de condução autónoma melhor e mais barato; mas que depois foi interrompido de forma inglória com o anúncio de que o projecto seria cancelado por culpa das burocracias. Agora, num último acto de irreverência, George Hotz lança o seu sistema gratuitamente como open-source… para que outros o possam utilizar – por sua conta e risco.

georgehotz1

Tentando contornar (arreliar?) as questões burocráticas que acompanham o processo de desenvolvimento e teste de sistemas de condução autónoma, o Comma AI é disponibilizado não como um produto acabado mas como um projecto open-source em desenvolvimento, e deste modo sendo impossível controlar quem o utiliza.

O sistema consiste no software Open Pilot e no hardware Comma Neo – que utiliza um OnePlus 3 como base, mas com uma ROM alterada. Uma opção que pode parecer estranha, mas que George Hotz diz ser apenas a forma mais eficiente de ter acesso a algum do hardware mais potente no mercado sem necessidade de investir no desenvolvimento de algo feito por mvedida e que teria custos bastante superiores.

comma

Por agora é descrito como sendo capaz de controlar automóveis da Honda de forma a mantê-los na faixa de rodagem de forma mais avançada do que os sistemas de todos os fabricantes, e ao nível do sistema da Tesla; mas há que ter em conta que não é um sistema capaz de lidar com todas as eventualidades nem adequado para a condução em estradas locais ou cidades, mas só para auto-estradas.

Se por um lado é bom ver o sistema ser disponibilizado como open-source… por outro lado há que esperar que quem o quiser utilizar tenha consciência das suas limitações e não faça experiências nas estradas públicas que possam por em risco a sua vida e a dos outros condutores.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *