Suspensão GenShock gera energia com os buracos

 

Já temos visto vários projectos que querem usar o caminhar das pessoas para gerar energia, mas… mais que as pessoas, não seria igualmente interessante aplicar o conceito aos automóveis? A suspensão GenShock quer fazer isso mesmo, e parece que agora está mais próxima de tornar realidade o seu conceito graças a uma parceria com a ZF.

GenShock

Para além de se tratar de uma suspensão activa, que permitirá aumentar o nível de conforto (podendo até antecipar os buracos na estrada, se for usada em conjunto com outros sensores), a grande novidade é que funciona também de forma regenerativa, gerando energia com as oscilações da estrada – de forma idêntica ao que já é usado em muitos veículos nos sistemas de travagem.

Este será um sistema que seria particularmente eficiente em Portugal, já que quantos mais buracos e irregularidades houver, mais energia será gerada! Ou seja, em algumas das nossas estradas, esta supensão seria certamente capaz de esticar a autonomia de um veículo eléctrico em 100% ou mais! ;P Mas falando a sério, há ainda outra vantagem que esta suspensão possibilita – e que fará relembrar os bons velhos tempos das suspensões hidráulicas dos Citroën – a possibilidade de levantar uma roda para facilitar a troca dos pneus.

Podem ver um vídeo desta suspensão GenShock em acção aqui (tem o embed disabled), e onde também se pode ver como podem fazer um carro dançar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *