Toyota i-ROAD: o futuro da mobilidade urbana?

 

A Toyota apresentou este ano, no decorrer do Salão de Genebra, o seu PMV (Veículo de Mobilidade Pessoal), o i-ROAD, um novo meio de transporte que oferece uma maior flexibilidade em ambientes urbanos.

i-ROAD_01

O i-ROAD é um veículo eléctrico compacto que dispõe de uma cabine fechada com capacidade para dois ocupantes sentados e apresenta uma tecnologia exclusiva designada por “Active Lean”, que proporciona uma experiência de condução intuitiva, agradável e segura, mesmo sem a utilização de capacete.

i-ROAD_02 i-ROAD_03

Com 2.350 mm de comprimento, 1.445 mm de altura e uma distância entre eixos de 1.700 mm, o ultra-compacto veículo de três rodas Toyota i-ROAD tem como principal característica a largura de apenas 850 mm, idêntica à de um veículo convencional de duas rodas. Este facto permite, não só a realização de manobras mesmo em situações de tráfego muito congestionado, mas também o estacionamento de quatro i-ROAD’s num único lugar de estacionamento previsto para um automóvel convencional.

i-ROAD_04 i-ROAD_05

O Toyota i-ROAD é um veículo de zero emissões graças à sua motorização completamente eléctrica que inclui uma bateria de iões de lítio fornecendo energia a 2 motores eléctricos de 2 kW instalados em cada uma das rodas dianteiras. Combinando uma forte capacidade de aceleração com um funcionamento quase silencioso, o novo Toyota PMV apresenta uma autonomia de 50 quilómetros, após os quais pode ser totalmente recarregado a partir de uma tomada doméstica convencional, durante apenas três horas.

i-ROAD_06 i-ROAD_07

O sistema “Active Lean” é composto por um actuador – um motor eléctrico e um sistema de pivot na parte frontal, e uma suspensão dianteira independente. A unidade de controlo electrónica calcula o grau de inclinação da carroçaria necessária a partir do ângulo de direcção, um sensor giroscópico e a informação da velocidade do veículo. O sistema move automaticamente a suspensão dianteira esquerda e direita, em direcções opostas, aplicando o ângulo de inclinação necessário para contrariar a força centrífuga da curva.

i-ROAD_09

Com um raio de viragem de apenas 3 metros, o sistema de “lean” também funciona quando o i-ROAD está a ser conduzido em linha recta numa superfície irregular, o sistema de inclinação compensa automaticamente mudanças na superfície da estrada mantendo o máximo de conforto a bordo.

i-ROAD_08

O Toyota i-ROAD começará a ser utilizado no Japão já no próximo ano, no âmbito do projecto “Ha : mo”, um sistema de transportes urbanos projectado para combinar e integrar da melhor forma os transportes públicos e privados, com o objectivo de melhorar o fluxo de tráfego e minimizar as emissões nocivas para o ambiente.

 

[youtube http://youtu.be/ScsDvRYyitc]

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *