A diferença de 0,009s na Fórmula 1

 

Quando se diz que a Fórmula 1 é um desporto onde todas as centésimas de segundo contam, não é bem assim. Na verdade, todos os milésimos de segundo contam – e isso não poderia ser melhor explicado do que colocar dois pilotos de topo lado a lado, para se comparar o seu estilo de condução e ver como é possível chegarem ao fim com uma reduzida diferença de apenas 0.009s… ou seja 9ms!

F1_009ms

Os pilotos são Sebastian Vettel e Jenson Button; a pista: Suzuka, Japão (depois de tantas horas de Forza e Gran Turismo, até me sinto um super-herói a identificar pistas – basta olhar para dois ou três segundos das gravações para imediatamente saber que pista é e que curvas estão para vir!)

No vídeo vemos ser demonstrado aquilo que qualquer piloto a sério (ou virtual) saberá: que mesmo indo à frente durante a maior parte do percurso, nada está decidido até ao momento da passagem pela meta. Neste caso, a condução mais certinha e aparentemente veloz de Button, foi depois traída na última chicane, em que Vettel consegue recuperar e passar para a liderança, com um tempo de 1:30.466 contra 1:30.475.

… Impressionante!

 

[liveleak id=”30e_1319632033″ align=”center”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *