No passado dia 9 de Dezembro foram aprovados por unanimidade alterações regulamentares para a F1 que visam não só alterações no campeonato mas também de cariz comercial.
Assim passaremos a ter a possibilidade dos pilotos poderem escolher um número para si ficando apenas reservado o número 1 para o campeão do mundo se assim o desejar usar.
Número dos Pilotos: Será pedido aos pilotos para escolher um número para correr, esse número deverá ser entre o 2 e o 99 e será utilizado durante a sua carreira de piloto do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O número 1 será reservado para o campeão mundial caso assim o deseje.
No caso de dois ou mais pilotos escolherem o mesmo número, será dada prioridade ao piloto que terminar na posição mais elevada no campeonato anterior.
Foi igualmente aprovado um limite orçamental que terá inicio em 2015, mas cujo montante ainda não é conhecido.
Limite Orçamental: O princípio dos limites orçamentais foi adoptado, e o limite será aplicado a partir de 2015. Um grupo de trabalho será estabelecido dentro de dias que incluirá a FIA, representantes dos detentores dos direitos comerciais e os representantes das equipas. O objectivo deste grupo de trabalho será de ter o regulamento do limite orçamental aprovado até ao final de Junho de 2014.
As equipas poderão efectuar um teste extra aos pneus Pirelli no circuito do Bahrain já em Dezembro e seis equipas aceitaram o convite.
Teste de Pneus Pirelli – Bahrain, 17-19 Dezembro, 2013: A comissão da F1 aceitou uma mudança aos regulamentos desportivos de 2013, por razões de segurança, permitir ao fornecedor de pneus levar a cabo um teste de 3 dias no circuito do Bahrain de 17 a 19 de Dezembro. Todas equipas foram convidadas a participar neste teste e seis aceitaram: Red Bull Racing; Mercedes; Ferrari; McLAren; Force India e Toro Rosso.
Para último deixei as alterações que no entender da FIA trarão de volta mais competitividade ao campeonato do mundo, uma penalidade de 5 segundos para infrações menores, e a última corrida passar a contar 50 pontos para o vencedor em vez dos 25 pontos normais.
Novas Penalidades: Um principio de uma penalização de 5 segundos para infrações menores foi acordado. O modo de aplicação desta penalidade será discutido com as equipas de modo a que um novo regulamento seja introduzido na temporada de 2014.
Pontos na última corrida: O dobro dos pontos para pilotos e construtores serão atribuídos na última corrida da temporada de Fórmula 1 de modo a maximizar o focus no campeonato até ao fim da temporada.
Com esta última alteração poderemos ter reviravoltas nos campeonatos e na atribuição do título de pilotos e de construtores, no entanto, se olharmos a este último campeonato Sebastien Vettel venceu com mais de 100 pontos de vantagem…
Essa dos pontos a duplicar na última corrida não lembra a ninguém…
Pelos vistos lembra aos “velhos do Restelo” que mandam na FIA 😉