Alteração dos regulamentos da FIA para a Fórmula 1

No passado dia 9 de Dezembro foram aprovados por unanimidade alterações regulamentares para a F1 que visam não só alterações no campeonato mas também de cariz comercial.

Assim passaremos a ter a possibilidade dos pilotos poderem escolher um número para si ficando apenas reservado o número 1 para o campeão do mundo se assim o desejar usar.

Número dos Pilotos: Será pedido aos pilotos para escolher um número para correr, esse número deverá ser entre o 2 e o 99 e será utilizado durante a sua carreira de piloto do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O número 1 será reservado para o campeão mundial caso assim o deseje.

No caso de dois ou mais pilotos escolherem o mesmo número, será dada prioridade ao piloto que terminar na posição mais elevada no campeonato anterior.

Formula_1_2014_1

Foi igualmente aprovado um limite orçamental que terá inicio em 2015, mas cujo montante ainda não é conhecido.

Limite Orçamental: O princípio dos limites orçamentais foi adoptado, e o limite será aplicado a partir de 2015. Um grupo de trabalho será estabelecido dentro de dias que incluirá a FIA, representantes dos detentores dos direitos comerciais e os representantes das equipas. O objectivo deste grupo de trabalho será de ter o regulamento do limite orçamental aprovado até ao final de Junho de 2014.

As equipas poderão efectuar um teste extra aos pneus Pirelli no circuito do Bahrain já em Dezembro e seis equipas aceitaram o convite.

Teste de Pneus Pirelli – Bahrain, 17-19 Dezembro, 2013: A comissão da F1 aceitou uma mudança aos regulamentos desportivos de 2013, por razões de segurança, permitir ao fornecedor de pneus levar a cabo um teste de 3 dias no circuito do Bahrain de 17 a 19 de Dezembro. Todas equipas foram convidadas a participar neste teste e seis aceitaram: Red Bull Racing; Mercedes; Ferrari; McLAren; Force India e Toro Rosso.

Formula_1_2014_2

Para último deixei as alterações que no entender da FIA trarão de volta mais competitividade ao campeonato do mundo, uma penalidade de 5 segundos para infrações menores, e a última corrida passar a contar 50 pontos para o vencedor em vez dos 25 pontos normais.

Novas Penalidades: Um principio de uma penalização de 5 segundos para infrações menores foi acordado. O modo de aplicação desta penalidade será discutido com as equipas de modo a que um novo regulamento seja introduzido na temporada de 2014.

Pontos na última corrida: O dobro dos pontos para pilotos e construtores serão atribuídos na última corrida da temporada de Fórmula 1 de modo a maximizar o focus no campeonato até ao fim da temporada.

Com esta última alteração poderemos ter reviravoltas nos campeonatos e na atribuição do título de pilotos e de construtores, no entanto, se olharmos a este último campeonato Sebastien Vettel venceu com mais de 100 pontos de vantagem…

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *