72 Horas Non-Stop Renault no Estoril

 

Quando se comemoram os 36 anos da vitória da Renault nas 24 Horas de Le Mans, a marca francesa vai realizar uma acção nunca antes vista no nosso país: uma viagem ininterrupta de 72 horas no Circuito do Estoril.
As “72 Horas Non-Stop Renault” vão realizar-se entre os dias 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro e serão utilizadas cinco viaturas dos modelos mais representativos da marca: um Renault Clio TCe 90, um Renault Clio Sport Tourer dCi 90 EDC, um Renault Captur 1.5 dCi 90, um Renault Mégane Sport Tourer dCi 110 e um Renault Mégane Coupé 1.6 dCi 130.

Renault_72h_non_stop_01

O objectivo da Renault é colocar à prova a qualidade e a fiabilidade da marca. Durante três dias, cinco Renault vão andar às voltas do Circuito do Estoril, parando apenas para reabastecer, para mudar de condutor, ou para operações como mudança de pneus. Aliás, tendo em conta a exigência do traçado do Estoril, a Michelin – parceiro técnico da acção – prevê a necessidade de substituição de pneus.

Excepção feita à segurança, a pista do Estoril representa dificuldades acrescidas comparativamente a uma “vulgar” estrada: os ritmos vão ser mais elevados (igual a quilometragens superiores), as travagens vão ser mais intensas e prolongadas, as temperaturas de funcionamento dos órgãos mecânicos vão ser mais elevadas e até as suspensões vão ser sujeitas a cargas maiores.

Tudo aponta para que, no final das “72 Horas Non-Stop Renault”, cada viatura tenha percorrido mais de 5.000 quilómetros, uma distância equivalente à percorrida em provas como as 24 Horas de Le Mans e o Dakar, mas uma vez que os 5.000 quilómetros vão ser percorridos de forma ininterrupta, em apenas três dias, numa pista exigente e com condutores com idades e perfis de condução distintos, a distância vai equivaler a dezenas de milhares de quilómetros percorridos e a vários anos de utilização quotidiana.

Renault_72h_non_stop_02

Apesar de uma equipa constituída por “vulgares” condutores (com diferentes experiências e idades) estar nomeada para conduzir ao longo das 72 horas, a Renault Portugal vai abrir a iniciativa aos membros das redes sociais, para que também eles possam efectuar turnos de condução no Circuito do Estoril. Mais informações em www.facebook.com/RenaultPortugal .

Mas esta acção também tem uma vertente de responsabilidade social: por cada volta realizada por cada uma das cinco viaturas, a Operação Nariz Vermelho vai receber um euro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *