Ford adiciona tejadilho solar à C-MAX Energi

 

Se já se interrogaram porque motivo os fabricantes não estão a dar mais uso aos painéis solares nos seus veículos eléctricos, poderão gostar de saber que a Ford está a trabalhar nisso. O seu protótipo C-MAX Solar Energi combina um veículo híbrido plug-in com painéis solares no tejadilho dando os primeiros passos para um veículo completamente “livre” das tomadas e combustíveis.

CMAXSolarEnergi_01

Este C-Max Solar Energi recorre a alguns “truques” curiosos para maximizar o desempenho dos seus painéis solares, usando lentes fresnel para concentrar os raios de sol, que lhe permite recolher 8x mais luz ao longo de todo o dia. O efeito ao longo do dia é o equivalente a uma carga de 4h ligado a uma tomada (8KW). Com as baterias completamente carrgadas a autonomia deste modelo solar é idêntica à do modelo C-Max Energi convencional (1000Km – 33Km em modo 100% eléctrico). Para os dias em que o Sol não coopera, continua a ser possível recarregá-lo ligando-o à tomada eléctrica.

CMAXSolarEnergi_02

Caso a Ford avance com este modelo, os condutores nos países mais solarengos começarão a poder considerar a possibilidade de começar a viajar de modo 100% eléctrico à custa do Sol (desde que façam poucos quilómetros por dia, é certo). Fico também curioso por saber quando mais poderia ser possível “espremer” do Sol caso se usassem painéis solares também no capot do automóvel – e se o próprio pára-brisas pudesse dar uso a células solares transparentes. Se fosse possível duplicar a área dos painéis e obter o equivalente a 8h de carga por dia… já seria um valor bastante interessante.

CMAXSolarEnergi_03

… Já estou a imaginar no futuro inverter-te a tendência de procurar um lugar à sombra para estacionar o carro, e passar a haver autênticas batalhas pelo lugar com melhor exposição solar! 😉

CMAXSolarEnergi_04

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *